* Campos obrigatórios!

 

Rã - Bombina

Rã Bombina

As bombinas são rãs que habitam zonas diferentes conforme a espécie, mas que podem ser encontradas na Europeu e na Ásia.

Habitam zonas húmidas e temperadas com vegetação densa.

De todas as espécies a Bombina orientalis é a mais popular como animal de estimação.

quática, ambas de grande dimensão. Um aquaterrário de 50 litros, ou 60 x 30 x 30 cm dá para 3 exemplares.

A água deve estar entre os 18 e os 25ºC, o que implica que no Inverno pode ser necessário ter um aquecedor para a água e uma lâmpada de aquecimento na zona seca. A lâmpada de raios UVB é sempre uma mais valia na ajuda da fixação do cálcio.

A temperatura pode descer até aos 15ºC, mas as rãs sentem-se mais confortáveis na amplitude térmica supracitada. Se a temperatura descer abaixo dos 15ºC, a rã começa a ficar menos activa e pode hibernar. Valores abaixo dos 5ºC podem ser letais.

A profundidade da água deve ser suficiente para que a rã possa mergulhar.

As rãs adultas alimentam-se de insectos e larvas: grilos, minhocas, etc. Os tenébrios são demasiado rijos para poderem ser comidos pelas bombinas. Os exemplares jovens aceitam moscas da fruta, minhocas, grilos recém-nascidos, entre outros.

Geralmente, as bombinas só aceitam alimento vivo e chegam mesmo a largar animais que não oferecem resistência. Uma opção ao alimento vivo é usar uma pinça e agitar a presa, fazendo crer que está viva.

É possível realçar as cores da Bombina orientais através da alimentação. Um pedaço de cenoura dado esporadicamente desde nova vai acentuar os laranjas e vermelhos.

Categoria: Repteis e Anfibios
1325 Visualizações
07.02.2013