* Campos obrigatórios!

 

Gato Persa

GATO PERSA

Uma das raças, senão a raça mais popular do mundo, o Persa é o nome vulgarmente dado à maior parte dos gatos de aspecto exótico de pêlo comprido. Nos Estados Unidos estes gatos são classificados oficialmente de Persas, sendo as suas cores consideradas variantes. Na Inglaterra dão pelo nome de Longhairs e considera-se que cada cor corresponde a uma raça diferente (como por exemplo o Chinchila).

É provável que os gatos de pêlo comprido se tenham originalmente desenvolvido em países de clima frio do continente Asiático, onde os rigores do tempo obrigaram ao desenvolvimento de uma pelagem longa. Pensa-se que os primeiros exemplares a chegar à Europa tenham vindo da Turquia no século XVI, e também da Pérsia. Considera-se que o Persa actual resultou do cruzamento desses gatos de pêlo comprido trazidos do Oriente e do tipo antigo dos gatos Angorá.

No século XIX foi desenvolvido na Inglaterra o padrão desta raça. O Persa viria a ser reconhecido oficialmente no início do século XX. Dois séculos passados, a raça sofreu bastantes alterações em relação à conformação desejada em 1800s, sendo particularmente afectada por uma noção de estética por vezes levada ao estremo, sobretudo na anatomia do focinho. Contudo, o seu corpo maciço tem sido uma constante.

A popularidade do Persa ultrapassa largamente em número de registos todas as restantes raças, imortalizando-o como o gato de estimação por excelência.

Categoria: Gatos
1884 Visualizações
08.02.2013